Acompanhe nas
redes sociais
 » COMO AJUDAR ALGUÉM QUE TEM MEDO DE LÍDERAR  » COMO AJUDAR ALGUÉM QUE TEM MEDO DE LÍDERAR  » COMO AJUDAR ALGUÉM QUE TEM MEDO DE LÍDERAR

Artigos

COMO AJUDAR ALGUÉM QUE TEM MEDO DE LÍDERAR

Para tratarmos deste assunto, é preciso olhar sob duas perspectivas: a do liderado que está com medo de liderar, e a do líder que está cuidando daquele que tem medo de liderar. Abordando primeiro quem está com medo de liderar. É preciso esta pessoa perceba quantas situações ela já venceu e, que esta postura que ela precisou tomar para superar certas situações, nada mais é do que liderança. A pessoa precisa perceber que, na verdade, ela já tem ocupado um lugar de liderança e que tem sido bem-sucedida, até que ela se sinta confortável e passe a acreditar mais em si mesma. Com o aumento da autoconfiança, esta pessoa pode ser levada a refletir sobre o desafio de cuidar de vidas e, quando ela menos perceber, estará liderando estas vidas. O medo é algo que paralisa mesmo. Mas, refletindo sobre a história de Josué, percebemos que ele precisou de uma palavra de ânimo e de força da parte de Deus, antes de levantar e liderar o povo de Israel. E, não é diferente nos dias de hoje. Deus continua nos dando palavras de ânimo para que possamos dizer “sim!” ao chamado de cuidar de vidas. A pessoa precisa será levada a assumir o seu chamado de liderar vidas de uma maneira muito natural. Entendendo que ela é capaz e percebendo que vidas são abençoadas através de sua vida. Então, ela se encherá de coragem e decidirá por aceitar o seu chamado.
Agora, para quem está liderando alguém que tem medo de liderar, eu quero dar cinco dicas:
1. Seja um incentivador
Quando o líder é bom em incentivar seus liderados, não há desafios que eles não consigam superar.
É preciso incentivar os liderados a estar participando de projetos, a sair para evangelizar, a fazer visitas, a estar ajudando irmãos com necessidades especiais de oração, para que eles possam perceber o quanto são capazes e especiais para Deus e para outros irmãos.
2. Conte testemunhos
Quando o líder tem o hábito de contar testemunhos de pessoas que eram tímidas ou que tinham medo de liderar e que agora são líderes abençoados e cheios de autoridade. E, quando este testemunho é do próprio líder, fica ainda mais forte! Ele pode dizer com detalhes como venceu para que hoje pudesse ter a honra de estar assumindo o chamado de liderança, bem como, como se sente apor ter superado seus limites.
3. Delegue tarefas
Quando o líder começa a delegar pequenas tarefas para pessoas que tem algumas limitações como medo ou timidez, esta pessoa vai se encorajando a cada tarefa concluída. Com o líder motivando, ela começar a se sentir mais e mais confortável com novas tarefas e quando se der conta, já estará liderando sem perceber.
4. Elogie
Conforme as pessoas vão avançando e vão assumindo tarefas, o líder precisa estar elogiando. É muito importante que um líder seja bom na arte de elogiar porque precisa ser um elogio sincero, a respeito de algo real e com muita naturalidade. Sabe, pessoas que têm medo de liderar, observam muito quem está liderando e se o líder é aquele que está sempre motivando e elogiando, ao invés de estar apontando os erros, ela vai se sentir mais a vontade para dar o primeiro passo.
Os elogios são muito importantes para fortalecer as pessoas de forma a fazê-las romper seus limites e aceitar desafios cada vez maiores.
5. Libere palavras de fé
O líder precisa estar sempre declarando Palavras proféticas que as pessoas foram escolhidas por Deus e de que ele, também, acredita nelas.

É preciso estar sempre trazendo a memória que Deus tem planos e promessas para se cumprirem em suas vidas e que, um dia, eles se tornarão grandes líderes.

Ajudar alguém que tem medo de liderar depende de um conjunto de fatores. Mas, quando o líder conseguir reunir estas cinco características, o resultado é realmente sobrenatural.

Publicado em 21 de janeiro de 2019